30/08/2009

I'm doomed ou Porque é que as pessoas magras não são gordas

Justificar completamente.
http://www.bbc.co.uk/programmes/b00hbsk2#broadcasts
.
Este foi um documentário que acabou de dar na RTP2. Eu adoro documentários, e também adorei ver este. Foi sobre a alimentação e como o nosso corpo gere o que nos comemos. Porque é que há pessoas que engordam e outras não, porque engordam de maneira diferente, etc. Tinham várias pessoas como voluntárias, consideradas super magras, e que ao longo de 3 semana siriam comer o diariamente o o dobro das calorias que normalmente comeriam. Semanalmente iam fazer as medições.
.
Ora:
- Se alguma vez tiveste muito peso a mais isso vai assombrar a tua vida para sempre. Passo a explicar. Quando ganhamos peso a gordura acumula-se nas células adiposas. Essa gordura ao ser acumulada faz crescer essas células, mas só até certo ponto. Quando o tamanho das células atingem certo valor já não aumentam mais e têm de ser fabricadas novas células. Má notícia: essas células a mais acompanhar-te-ão para todo o sempre na tua vida. Porquê? Porque elas não vão embora, e sendo assim, para quem já teve excesso de peso alguma vez na vida é muito mais fácil engordar, porque essas células estão lá. Notícias animadoras...
.
-Não se sabe se é determinado geneticamente (mas há grandes probabilidades de ser) ou se a alimentação da mãe durante a gravidez tem influência mas o comportamento alimentar já está bem demarcado aos 4/5 anos. Assim, se meterem comida apelativa à frente de crianças, depois de terem almoçado e ficarem satisfeitas, e com possibilidade de fazerem outras coisas, as crianças que forem petiscar essa comida estão condenadas, coitadas, enquanto que as que não se interessam por comida estão na boa =P. Se a criança se interessa por comida mesmo depois de estar satisfeito tem grandes probabilidades de ter excesso de peso no futuro porque não pára de comer quando está saciado, mas continua porque há reacções no cérebro que a fazem sentir feliz. Se não se interessa, pára quando não tem mais fome e vai ser assim em adulto.
.
-O raio de um chinês ganhou peso mas não ganhou massa gorda! Safado... Além dos voluntários terem de comer todos os dias o dobro das calorias que comieram normalmente eles não podiam fazer exercício. Ora, o raio do chinês não me foi ganhar massa muscular em vez de massa gorda?? O gajo comer, comeu, comeu, ganhou peso, mas em vez de ser massa gorda foi massa muscular, e sem fazer exercício físico. Diz que o seu metabolismo aumentou para que o corpo se mantivesse no seu peso biológico (o peso que o corpo acha que devemos ter) o que indica ganho de massa muscular. Eu engordava e não era pouco...
.
E falou de muito mais coisas. Foi muito interessante.
.
Por último queria agradecer à minha família por me terem dado genes que me fazem gostar de comer e fazerem com que as refeições não sejam apenas uma obrigação, e às minhas células adiposas por me acompanharem. E queria dizer se és gordo e não o queres ser não comas, se és magro come à vontade que hás-de sempre voltar ao teu peso natural. Vidas...
.
.

28/08/2009

Milagre! Milagre!

.

"A circulação no prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa, entre as estações de Alameda, Saldanha e São Sebastião, abre ao público este sábado.

Esta obra, que custou 210 milhões de euros, vai permitir a ligação entre as Linhas Verde, Amarela e Azul do Metro de Lisboa."

Pela primeira vez na vida uma obra de melhoramento é concluída ainda enquanto eu posso usufruir dela! Yupiiii.

Na minha escola primária meteram balizas, melhoraram o chão do pátio, e meteram cestos de basket no ano a seguir, ou no outro, a mudar de escola.

No básico mudaram não sei o quê depois de me ir embora.

Já era trauma.

Sinceramente estava mesmo convencida que as obras não acabavam antes de sair da faculdade.

Quase que me dá urticária

.
Eu, como muita gente, irrito-me com certas (muitas) coisas que acontecem, que existem, etc. Uma delas é ouvir uma certa frase.
.
Mas porque é que 99.999999% das pessoas respondem à pergunta "Qual é o seu maior defeito?" com um "Sou teimos@" ? Han?? É que quando o dizem até parece que há um certo orgulho por detrás.
.
Irrita-me que quase toda a gente o diga. Parece que é uma resposta obrigatória à pergunta. E acredito que a maior parte que a diz não sente a teimosia como um verdadeiro defeito, mas até acham que ser teimoso até é fixe ou bom, não sei.
.
É fatal como o destino. "Qual o seu maior defeito?" "Ah, sou um bocadinho teimosa." "É a teimosia".
.
Que enjoo!...
.

27/08/2009

Está quase!

.
.
Hihihihihihi
.
P.s.: A minha máquina está parva. Esta foto está desfocada mas ao menos não parece que tem um fantasma a fazer interferências como as outras.
.

26/08/2009

Pessoal!

.
Vem aí um novo jantar de bloggers.
.
Se faz favor de ir aqui dar uma olhadela, e já agora a inscrição.
.

21/08/2009

Sem saber vivo em Cabo Verde

.
Diz que agora o Alentejo fica no arquipélago de Cabo Verde. É que o mapa lá em baixo que mostra de onde são as pessoas que me visitam tem a estrelinha a brilhar sempre que entro.
.
Eu cá não me importava nada. Já que a temperatura é parecida também tinha o resto. Ai aquelas praias, o não fazer nada, as bebidas nos banquinhos dentro da piscina, comida à disposição todo o dia. Ui... Hei-de lá voltar.
.

17/08/2009

Gatos

.
Eu tenho um gato (e um cão, que vos tenho de apresentar), e ele fica louco quando ouve sacos ou gavetas a abrir. Acho que é de conhecimento geral que os gatos adoram enfiar-se dentro de sacos. O meu de vez em quando faz umas viagens pela casa com alguém a agarrar duas asas. Mas o porquê disto é que não percebo. Assim como não percebo também o porquê dele gostar de gavetas. Se virmos bem está relacionado, é enfiarem-se num sítio! =P Nós cá em casa temos de ter sempre muito cuidado com as gavetas e armários porque o gato já passou 2 dias dentro de uma... =S
.

14/08/2009

Mas está tudo louco?

.
"Uma nova lei entra, esta sexta-feira, em vigor permitindo aos automobilistas com mais de 25 anos, que sejam detentores de carta de condução de veículos ligeiros, conduzir motociclos com cilindrada não superior a 125 centímetros cúbicos."
.
Sou só eu ou esta lei é a maior parvoíce? Tudo bem que pode melhorar os bolsos de quem optar pela mota e até é melhor para o ambiente mas não deixo de pensar que é uma irresponsabilidade . É que há cidadãos com tino, mas grande parte não tem lá muito bom senso.
.
Eu mesmo que estivesse dentro das condições nunca pegaria numa mota! Sei lá eu conduzir uma mota!
.
Eu não sei, mas cheira-me a acidente atrás de acidente, pelo menos no ínicio, quando anda tudo a treinar, coisa que deveria ser feita em aulas.
.
Enfim...
.

O Verão

.


Estas noites têm sido típicas aqui no Alentejo. Felizmente não tenho tido insónias e às mínimas condições favoráveis a minha pessoa adormece em sono profundo.
.
E o que são as típicas noites aqui? São noites em que está mais calor na rua do que em alguns dias. Está quente, abafado, e nem o abrir das janelas refresca o interior da casa, pois na realidade, estão à mesma temperatura. A solução é mesmo reduzir a roupa e tentar refrescar os quartos de outras maneiras (ventoinha, ar condicionado, etc.).
.
Ontem para mim foi a pior. Tinha de acordar cedo e às 2.30/3 da manhã não conseguia dormir com o calor.
.
Mas, por sua vez, os dias de piscina são os melhores. Muahahahah.
.

09/08/2009

Ajuda precisa-se

.
Ora o meu Acerzinho já teve uma longa vida de trabalho. Foram 5/6 anos de cumplicidades tanto a nível de lazer como em trabalho. Mas agora, esta a morrer lentamente, coitadinho. É quem nem uma formataçãozinha lhe valeria. Está lento, lento, lento, e já nem aguenta com novos programas, com o bit defender que instalei há umas semanas.
.
Sendo assim, e como uma pessoa precisa mesmo de um computador, meti-me à estrada. Foram longas horas de pesquisa e comparações (ou não). Tenho um candidato ao posto de computador da Rita e gostava de saber a vossa opinião. Estou a pensar no Toshiba Satellite A300-244. Gostava que vocês, pessoas que percebem de computadores (ou seja, qualquer uma que esteja a ler isto, porque eu sou um zero), dessem a vossa opinião do dito cujo, e se a relação qualidade-preço é boa.
.
Digam lá de vossa justiça sff.
.

03/08/2009

Ah ah!

.
Já me chamaram feminista por causa disto, mas não acho que tenha a ver. Ora, eu defendo que o último nome do filho de um casal tanto possa vir do pai como da mãe. Acho ridículo ter de ser obrigatoriamente do pai. Mas porquê? Tanto é progenitor um como o outro. Tudo bem que possa fazer parte da cultura bla, bla, bla; mas a sociedade evolui e assim também deve evoluir a cultura.
.
Como estes primeiros dias de férias são para fazer nada, lembrei-me, enquanto estava aqui ao computador de ir pesquisar o assunto, senão eis que encontro isto:
.
"Apelidos
.
Os apelidos constituem a segunda parte do nome das pessoas e, juntos ao nome próprio, completam a sua designação oficial, permitindo estabelecer a ligação do registando à família a que pertence.
.
a) São escolhidos de entre os que pertencem a ambos ou só a um dos pais do registando, ou a cujo uso qualquer deles tenha direito. Sendo escolhidos apelidos dos antepassados dos pais, ainda que não façam parte do nome destes últimos, deverá ser feita prova.
.
b) A ordem dos apelidos no nome da criança pode ser livremente escolhida pelos pais. Assim, respeitado o número máximo de quatro vocábulos, há plena liberdade na sua ordenação, sejam eles de ambas as linhas, materna e paterna, ou só de uma delas."
Fonte: Site do Ministério da Justiça
.
Ah ah! É que tinham-me dito que era uma questão legal, era a lei e não se podia dar a volta, e claro que quando me diziam isto eu ficava toda frustrada. Não é que eu no futuro, daqui a 4328754 anos quando tiver um filho lhe queria meter o último nome meu, mas acho que seria injusto o último ser do pai e não poder ser da mãe, caso o casal assim o deseje.
.

01/08/2009

Aviso público

.
Afastem-se disto!
.
Uns colegas meus compraram para provar, e nem com um grupo de dez pessoas conseguimos despachar o pacote.
Sabe a tudo menos a batatas fritas e o aroma a lima está lá com certeza. Mas é tão horrível... Para mim ainda foi pior. Não consegui sequer dar mais que uma dentada numa batata. A explicação é que aquilo me sabia a umas pastilhas de cálcio que "tomava" quando era pequena por não ser muito fã de lacticínios, e ficou o trauma.
.