08/12/2009

A condução

.
Não é a térmica, é mesmo de veículos. E vou-vos dizer como é aqui em Itália.
.
Os italianos conduzem mal como a merd*. Pronto já disse.
.
Se eu antes ficava muito indignada com certas situações que presenciava em Lisboa, por exemplo, lá pela altura do Natal, quando lá chegar, vou achar aquilo tudo banalíssimo.
.
Ora eles aqui simplesmente não param para deixar um peão passar a passadeira. Nunca. Todos os dias dou passos que me poderiam levar ao suicídio, mas simplesmente tem de ser assim. Ou vais avançado na passadeira (sempre com cuidado claro) e esperas que eles parem, ou então tens de esperar que se faça fila e eles fiquem imobilizados, por exemplo.
.
Este é um povo que também gosta muito de carrinhos de choques.
Gosto muito de ver alguns estacionamentos. Ora, marcha-atrás para enfiar no buraquinho onde vão estacionar o carro, um pouquinho para a frente e..beijinho no carro da frente. Outra vez para trás e..beijinho no de trás. E vão ajustando o carro ao espaço onde querem estacionar dando beijinhos no carro da frente e de trás.
.
Acho que também que há muitos espécimes daltónicos. São como putos eles. Vêm que está muito trânsito, vão espreitando para todos os lados, e lá vão eles a passar um vermelho.
.
O que mais me impressionou é a ligeireza com que algumas pessoas estacionam o carro, literalmente, no meio da rua. Durante a noite, que não há tanto trânsito, é ver filinhas de carros estacionados alinhados por cima do traço descontínuo da estrada. Não sei se estão a ver.
.
Não sei como é que ainda não testemunhei um acidente, mas já vi muitas situações após isso acontecer. Como por exemplo daquela vez que ia para as aulas e estava um carro novinho em folha que certamente estava a sair do stand pela primeira vez e levou uma pancada de um carro que ia a passar na rua. Outch!
.
.
.
Mas apesar de não ter visto, ouvi. Ora estava eu ontem enroscadinha na caminha, naquele limiar em que uma pessoa não está a dormir mas também não está acordada, quando ouço um grande estrondo com vidros a partir. Depois de me passar o susto fui ver à janela (só porque o estore está estragado e ficou aberto a meio!...) então tinha sido um carro que foi contra outro da polícia. Preciso ter azar... A frente do carro que bateu ficou toda desfeita do lado direito e teve de vir uma ambulância para tirar a senhora que estava desse lado. Só espero que não tenha sido nada de grave.
.
.
Conduziriam alguma vez em Itália?
.
.

6 comentários:

Maria Ana disse...

Gosh! Eles são mesmo um perigo. Das primeiras coisas que vi quando aí cheguei foi dois rapazinhos orientais com malas de viagem que ficaram imenso tempo na passadeira a tentar passar e acabaram por desistir.

Rosie disse...

adorei essa dos estacionamentos!
mas meu deus, acho que não gostava de andar pelas estradas da Itália!

Cat disse...

Humpf! Ainda bem que avisas então :P

Madame Pirulitos disse...

Olha que mesmo assim não me importava de andar!

Tenho saudades de Itália:(:(

Tita disse...

Ahaha, eu sei que parece estranho, mas depois de me habituar, acho mais fácil passar a estrada aí do que cá! í é o salve-se quem puder e se te atirares... eles param!
Conduzir é que é estranho, porque eles têm aqueles semáforos duplos, e nunca sei quando são para mim, ou para outra coisa qqr...

Rita disse...

Maria Ana, é sem medos. É atirar para a frente e mais nada.

Rosie, uma pessoa habitua-se.

Cat, quando vieres cá para o próximo jantar de bloggers já sabes =P

Madame Pirulitos, ainda hás-de vir mais alguma vez de certeza. Agora com os low costs...

Tita, quem és tu? Eu já sei a técnica: atirarmo-nos para o suicidio e já estamos do outro lado da estrada. =P